Sobre Independência Financeira…

No início deste ano o amigo leitor, Julio, enviou algumas perguntas fundamentais, que valem a pena resgatar como post:
“Ola Leitão, vc já alcançou o 1º milhão? Foi com as ações ou outros tipos de investimentos?
Quanto acha ideal para começar os investimentos na bolsa?
Da pra viver apenas com aplicações?
Julio”
———————————————
Oi Julio!
Não vamos falar em cifras. Digamos que eu construí patrimônio suficiente para manter meu padrão de vida.
Não existem atalhos! Foi com muito trabalho (16hs por dia durante 15 anos!), muita poupança, muita obstinação, e bons investimentos. A bolsa de valores foifundamental para potencializar minha poupança. Sem a bolsa de valores ficaria muito difícil, pois a bolsa cresce a taxas superiores à renda fixa e à inflação…
Você pode começar a investir na bolsa do zero, e com um mínimo e dinheiro (digamos 300,00 por mês). Eu comecei assim! Mas claro que quanto mais disciplina e poupança mensal, melhor, mais rápido a coisa acontece. Quanto mais o tempo passa, melhor profissional você se torna, melhor você é remunerado por isso, e mais poderá poupar…
Mas observe: “Para ter mais você precisa ser mais” – Já dizia James Arthur Ray.Primeiro tem que oferecer o melhor de você para o mundo, para aí receber o melhor em troca.
Não tem segredo não: trabalhe bastante, poupe bastante, aplique bem. O difícil é fazer diferente do que todo mundo faz, já que somos animais sociais. Não é fácil deixar de andar na moda para poder poupar… É muito mais fácil mesmo gastar tudo que temos para satisfazer nossas vontades sociais, ou pior, vontades que são externas, nem nossas realmente.
Investir é tão essencial quanto trabalhar diariamente. Somente trabalhando, ninguém fica rico. Conheço muita gente que trabalha muito e não fica rico, e conheço muita gente que ganha muito dinheiro, mas também não é rico. A riqueza vem da união de Trabalho + Investimento. Pois o trabalho é fruto de sua força pessoal de gerar dinheiro (e você, por mais competente que seja, é um só), e o Investimento faz o dinheiro trabalhar para você. Investindo, você potencializa sua geração de riqueza, e faz cada real que tem trabalhar e se multiplicar sozinho – são os “pés-de-dinheiro”.
Depois que construir patrimônio, poderá sim, viver apenas dele.
Mas vai aqui uma dica, que pode parecer clichê, mas é a raiz da coisa: Não busque o dinheiro. Busque se tornar uma pessoa melhor, e o dinheiro virá para você. Um cara de Nazaré já sabia disso a 2000 anos atrás (ele usava outras palavras, mas a filosofia é a mesma).
Um abraço!
Por: Eduardo Leitão (Leitão em Ação)
23 de March, 2011 às 09:21
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho