Como escolher sua corretora

Continuando a série como investir em ações. Meus amigos sempre perguntam: Qual o 1º passo? Então respondo: simples, deve abrir uma conta em uma corretora. E lá vem outra pergunta: Mas como?


Por conta destas inumeras dúvidas irei postar algumas dicas de como fazer passo a passo para escolher uma corretora e abrir uma conta.

As informações abaixo são encontradas no site da BM&F.


Seu perfil
Avalie a corretora que mais combina com você e com seu jeito de administrar o dinheiro. Você pode avaliar, por exemplo, os serviços que ela oferece, entendendo se eles combinam com a forma com que você lida com seus investimentos. Você pretende investir via internet? Ou prefere o contato telefônico? Se você costuma realizar seus investimentos pela internet, por exemplo, pergunte à corretora se ela possui a opção de negociar pela web (o nome desse serviço é home broker) e se você pode conhecer o sistema antes de abrir a conta.
Serviços
Outra dica é avaliar de que maneira a corretora vai lhe manter informado sobre o que acontece no mercado. Algumas oferecem relatórios de análises, outras trazem vídeos interessantes ou enviam dados importantes para o seu e-mail. Avalie também se a corretora oferece outras opções de investimentos. Além de ações, algumas corretoras trabalham também com Tesouro Direto (títulos públicos de renda fixa), fundos de investimentos, derivativos e outros.
Valor do investimento
Reflita sobre o valor que pretende investir. Algumas corretoras têm como foco clientes que fazem altos investimentos. Outras corretoras têm como estratégia justamente o contrário: os pequenos investidores. Pergunte à corretora qual é o perfil de investidor que ela atende.
Taxas
Informe-se sobre o valor da taxa de corretagem cobrada pela corretora. Ela costuma variar entre elas dependendo dos serviços que estão à sua disposição. E não valerá a pena pagar por ferramentas que você não pretende usar não é mesmo?


Geralmente corretoras de grandes bancos costumam ter tarifas mais altas. Além da corretagem existe a cobrança de custódia, alguma corretoras não fazem cobrança de custódia.
O valor da corretagem também costuma variar bastante. Corretagem é o valor cobrado pela corretora cada vez que você envia uma ordem de compra ou venda.

Com uma simples pesquisa na internet é possível conhecer e avaliar diversas corretoras. Geralmente elas também demonstram como é a ferramenta de homebroker e quais as facilidades e tarifas dos serviços.
Depois é só enviar a documentação por correio e esperar a senha chegar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho