Minha Primeira Cagada na Bolsa de Valores

Galera,
Segue umtexteo super bem humorado que achei em um site super bacana: www.senhormercado.com.br.
Vale a pena parar para apreciar esta história. A primeira cagada a gente nunca esquece, a segunda também não.


Era um iniciante tipicamente mané que queria investir. Mas não pensava na bolsa de valores ainda.
Minha idéia era comprar um pedaço de LTN do Tesouro Direto. Para isso eu precisava escolher uma corretora de valores para fazer a compra e manter a custódia do meu pequeno investimento.
Levei uma tarde toda para ler um tópico (que infelizmente sumiu) no fórum do infomoney para ter uma melhor idéia de qual corretora escolher entre tantas opções. Depois de muito pensar escolhi a que parecia ser a melhor.
Saí de casa, tirei cópias de meus documentos e mandei tudo pelo correio, em poucos dias eu era um cliente de uma famosa e prestigiada corretora da Bovespa! E agora eu já podia comprar Tesouro Direto! Yeyy \o/
Enquanto isso eu lia cada dia mais livros sobre investimentos, era inevitável eu acabar lendo algo sobre especulação, e quando isso aconteceu, eu esqueci totalmente do Tesouro Direto. O que eu queria agora era especular. Mas tendo lido apenas o deficiente (mas divertido) “Os Axiomas de Zurique”, o maravilhoso (e que deveria ter dado muito mais atenção na época) “Memórias de um Operador da Bolsa” e dois bons livros de análise técnica, “Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica” e “Aprenda a Operar no Mercado de Ações“. Com “todas” essas informações, já me achei apto à me aventurar na selva da famosa e popular Bolsa de Valores de São Paulo.
Operador n00b da bolsa de valores!
Como muitos iniciantes sem noção, comecei com uma vergonhosa e ridícula quantia de dinheiro, eu não sabia nada sobre position sizing (money-management)e estava juntando o suficiente apenas para as taxas de corretagem não me esfolarem vivo rapidamente. Enquanto aumentava minha economias, me deparei com o anúncio de uma outra corretora, com corretagem muito mais barata e, considerando que meu capital inicial seria uma droga de qualquer forma, decidi abrir uma conta nessa também. Mais cópias de documentos enviados pelos Correios e uma semana depois, e eu estava prestes a gozar da menor corretagem do país.
Estou Indo ao Banheiro, Já Volto!
Now it’s Showtime! Antes de fazer meu primeiro trade, eu já tinha conhecimentos teóricos mais avançados do que a maioria dos iniciantes que eu conhecia. Desde o começo, sabia da importância dos stop-loss e que ignorá-los me levaria eventualmente à ruína. Além disso eu não entrei de alegre e de uma vez, em vez de usar dinheiro de verdade, comecei num simulador da bolsa de valores, fiz muitas bobagens nele e considerando suas limitações, aprendi bastante. Só me faltava uma metodologia válida, era hora de desenvolver um sistema de trading!
Yeahh! Porque agente ser emos Cáunter!!!!!!!
Como eu não tinha muito dinheiro e as taxas de corretagem, mesmo sendo as mais baratas possíveis, ainda eram um problema, percebi que eu teria de usar o dinheiro todo na mesma operação e não poderia usar stops muito longos. Eu era n00b, eu era n00b! Decidi então criar do zero um sistema Counter-Trend, em vez de comprar nos rompimentos de resistências e vender nos rompimentos de suportes que nem faziam especuladores famosos como Jesse LivermoreEd Seykota e Richard Dennis, eu iria comprar nos suportes e vender nas resistências. Dessa forma eu poderia usar stops muito mais curtos e, como essa era minha única chance de sobreviver (hahaha), ou pelo menos não morrer muito rápido, eu topei o desafio.
Como “bom” especulador, esperei por uma oportunidade, e ela veio num domingo à noite enquanto eu analisava vários gráficos pelo software brasileiro e gratuito de análise técnica Grafix. Tinha avistado um maravilhoso padrão de movimento lateral na ação TMAR5, perfeito para operações Counter-Trend como eu queria fazer. Comecei a escrever meu plano para a operação usando meu método antigo, que levava 2 horas de planejamento complexamente desnecessário. Iria comprar a ação no dia seguinte se a mesma chegasse à 30,05 reais (como exemplo, eu não lembro o valor exato) e venderia se caísse para 29,95. Eu já sabia que a ansiedade só me traria prejuízos então naquela noite, consegui dormir com tranquilidade. O dia seguinte seria o da minha estréia como trader na bolsa de valores!
Nossa, Essa vai Doer!
Nããããããããããoooooooooooooooo!!!!!!!!
Acordei! Céu azul, ar fresco, flores brilhantes e coloridas e todas essas coisas fofas que provavelmente estavam do lado de fora do meu quarto foram totalmente ignoradas por mim, pois meu único interesse era o de a TMAR5 chegar em 30,05 para eu poder fazer meu primeiro trade. Liguei meu computador, loguei no Home Broker, coloquei minha ordem de compra e esperei pacientemente. Então, mais cedo do que eu previa, minha ordem foi executada e logo eu era dono de algumas míseras ações da Telemar compradas no mercado fracionário! Coloquei meu stop rapidamente e me sentei para assistir minha ação subir como um foguete até o espaço, atingir meu stop como um Fusca atinge um poste ou ficar parada mofando sem fazer porra nenhuma. Estava preparado para essas 3 possibilidades, porém, apenas essas 3…
Dois minutos depois eu ouço: “Moleeeeeeeeeeeeque, você precisa ir no baaaaanco pro seu paaaaaaaaaaai!!!”, era o que faltava, sair uma hora dessas para ir no banco fazer não sei o quê? Pô! Sacanagem! Mas como eu tinha meu stop no lugar certo, pensei que não seria um problema sair de casa. Então eu fui. Constatei que o céu realmente estava azul, o ar estava fresco e blá blá blá, isso tudo não importava, eu queria acompanhar meu trade. Cheguei no banco e, da forma mais rápida que foi possível, fiz o que precisava eu voltei para casa.
E então… pois é… como posso dizer? Sabe quando você vai viajar para longe mas antes precisa ver se o carro está em ordem? Você confere o óleo, enche os pneus e confere a parte mecânica e a elétrica. Carrega as pessoas e a bagagem. Mas quando está pronto para ir, você percebe que conseguiu esquecer a parte mais óbvia possível, a porcaria da merda da gasolina. E enquanto estudava análise técnica, basicamente o que eu esqueci foi a gasolina…
A Primeira Cagada é Inesquecível
Hmm, eu acho que tem alguma coisa errada aqui...
Cheguei em casa e logo constatei que meu trade tinha sido stopado, tudo bem, faz parte do jogo, no problemo. Porém, eu ainda era dono de 80% das ações que tinha comprado!!! O mané aqui colocou limite no stop de míseros 2 centavos!! A ordem stop-loss que eu enviei dizia basicamente isso: “Se a TMAR5 chegar em 29,95 venda todas as minhas ações contanto que elas não caiam ainda mais para 29,93.” Hmmmpf, ok, mea culpa eu sei, o que aconteceu foi que quando eu ajustei o stop-loss, não pensei direito no limite, eu meio que ignorei totalmente a opção. Quando você quer sair de uma operação, você QUER SAIR de uma operação!
Mas tudo bem, erro de iniciante, pelo menos a falha não era de análise e sim, operacional. Enviei outra ordem de venda a 29,80 que era o preço da última negociação. Consegui vender mais algumas ações. Aí foi quando eu percebi que estava sem a “gasolina”, eu sabia alguma coisa sobre análise técnica, sabia dos stops, tinha até lido alguma coisa sobre psicologia, mas por completa falta de bom senso eu não tinha aprendido a comprar e vender ações! EU NÃO SABIA COMPRAR OU VENDER AÇÕES!! Não é que eu não sabia quando ou porque comprar, eu simplesmente não sabia enviar ordens! EU NÃO SABIA MEXER NO HOME BROKER!!
O que acontece é que existem vários tipos de ordens. O que eu deveria ter feito era ter comprado e vendido com ordens à mercado, ou seja, eu pagaria o preço que o próximo vendedor do book estava pedindo em sua ação, e venderia pelo preço que o próximo comprador do book de ofertas estava disposto a pagar. De qualquer forma as compras e vendas seriam executadas automaticamente, talvez não pelo preço que eu queria, mas elas seriam executadas. Bem, isso era o que eu deveria ter feito, mas não, eu não fiz isso, por algum motivo eu achei que as ordens à mercado eram padrão! Basicamente o que eu fiz foi colocar os valores que eu queria vender minhas ações para depois ficar torcendo para que elas fossem executadas! Isso tudo porque eu estupidamente ignorei a parte mais fácil de toda especulação! Comprar e vender ações! Foi ridículo e engraçado ao mesmo tempo.
Entre Mortos e Feridos…
..só eu me f*di!
No final eu consegui precisar de 5 ordens para comprar e vender as mesmas ações. Comprei 100%, fui stopado em 20%, depois vendi mais 40%, aí mais 50% e então as últimas 10% das TMAR5F. Era para eu ter perdido uns 10 reais e acabei perdendo 45 porque não sabia utilizar o Home Broker da corretora. Eu saberia, se tivesse prestado atenção, naquelas partes dos livros que explicam as diferenças entre os tipos de ordens, mas não, eu ignorei, afinal, essa é a parte fácil não é? Sim, é exatamente a parte mais fácil que me deu problema. Mas pelo menos depois desse dia eu aprendi a usar o HB até de cabeça pra baixo :P
Então fica aí o conselho para os iniciantes n00bs como eu era: análise técnica, gráficos, indicadores, osciladores ou análise fundamentalista e relatórios empresariais não servem para absolutamente nada se você não souber comprar e vender ações! Não subestime a importância do básico do básico!
A mini-série de cagadas continuará!
E você? Fez merda no primeiro trade? Conte-nos como foi sua primeira cagada na bolsa de valores!
~ $ ~

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho