O movimento FIRE Liberta

Eu trabalhava com eventos, especificamente com eventos médicos. A quase dois anos atrás eu resolvi largar meu emprego e toda “estabilidade de uma carteira assinada”.

Alguns dias atrás uma colega de trabalho me falou que foi demitida e junto com ela outros 27 funcionários. O setor de eventos está parado desde o início da pandemia e provavelmente será um dos últimos a voltar.

Neste sentido fico me perguntando como eu estaria se fosse mais um deles, apoiado na teórica estabilidade de emprego, se não tivesse me aventurado nos investimentos e na ideia quase que obsessiva de Independência Financeira.

É engraçado que hoje eu sou a pessoa com maior estabilidade que  conheço entre todos os meus ex colegas de trabalho. Eu não tenho salário fixo, não tenho garantias e direitos trabalhistas, mas tenho a possibilidade de gerar minha renda e ser responsável por meus próprios meios.

Depender de outras pessoas ou instituições para colocar o pão na boca dos seus filhos é a forma mais instável que existe para levar a vida.

Trabalhar por anos contribuindo para a previdência social para que lá pelos setenta anos possa ter uma renda incompatível com seus custos de vida é incrivelmente arriscado, mesmo assim é este o modelo que as pessoas julgam mais seguro.

O movimento FIRE Liberta

Independente de conseguir ou não se tornar um FIRE ainda jovem, a simples aplicação dos conceitos e entendimento da filosofia de investimentos, levará, inevitavelmente, qualquer pessoa a uma velhice com estabilidade financeira.

Quando se aplica a filosofia FIRE, mesmo que seja demitido em tempos de pandemia, estará muito bem preparado para lidar com períodos de escassez.

Nós até podemos ser pegos de surpresa, mas nunca despreparados, estar na caminhada FIRE, mesmo que em estágios iniciais, nos coloca a frente de muita gente.

Sou FIRE há quase dois anos, em uma das piores crises financeiras e humanitárias que já se viveu nas últimas décadas, mesmo assim, eu durmo com muita tranquilidade todas as noites.

É claro que me preocupo, claro que tenho atenção e estudo e trabalho meus investimentos. Sei que nada é garantido, mas mesmo se o pior acontecer, pela casca grossa que já criei pela caminhada para a independência financeira, se for necessário, farei toda jornada novamente porque a filosofia FIRE, caros amigos, liberta.

Imagem por Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho