Um dos maiores problemas FIRE

Por muitos anos eu lutei para buscar a Independência Financeira com o objetivo de ter a possibilidade de fazer escolhas, de poder viver com liberdade e definir cada minuto da minha vida por meus próprios meios.

Por incrível que pareça é exatamente essa realidade que está me trazendo insatisfação.

Um dos maiores problemas FIRE

O excesso de escolhas é um dos maiores problemas de quem chega a tão esperada independência financeira.

Não é de hoje que a psicologia econômica já apontava o excesso de escolhas como algo ruim, tanto para a pessoa responsável pela tomada de decisão como também para quem fornece opções para serem escolhidas.

O excesso de opções leva a duas consequências ruins:

Paralisação – Ao contrário do que imaginamos, ter muitas possibilidades de algo não é libertador, na verdade ficamos indecisos e isso leva a paralisação. Quando não sabemos o que escolher acabamos por não decidir.

Eu estou vivendo isso na pele ao tentar me decidir por onde começar meus voluntáriados no Brasil. A princípio a pandemia me segurou, mas observei que boa parte dessa inércia também existiu por excesso de opções.

A IF nos dá uma liberdade que não é comum a todas as pessoas e junto com ela vem o excesso de opções. Saber limitar as possibilidades é um grande desafio pois assim que tomamos uma decisão outra consequência nos aparece, que é o segundo grande problema de ter muitas escolhas:

Menor satisfação – Superado a paralisação, fica muito fácil achar que se tivesse feito a escolha B, a satisfação seria maior e mesmo estando feliz, a ideia de ter deixado de lado outras possibilidades leva a menor satisfação.

Tudo isso é muito engraçado pois já havia estudado e conhecia esses conceitos através, por exemplo, do minimalismo, mas quando o excesso de escolhas acontece como consequência de boas ações financeiras, parece que somos pegos de surpresa.

A consequência de menor satisfação por ter muitas escolhas leva ao arrependimento, mesmo que as decisões tomadas tenham sido assertivas.

Qual a solução?

Estou vivendo e buscando na prática saídas para maior satisfação e também limitar a necessidade de lidar com muitas possibilidades de escolhas.

Filtrar as possibilidades

Mesmo tendo muitas alternativas é possível criar filtros que limite as opções e estresse com muitas escolhas.

Se em uma sorveteira existem 50 sabores e eu já eliminar o que não for de frutas, mais da metade será eliminado, se colocar mais outra limitação para apenas frutas regionais, as opções serão poucas.

Para outras coisas pensar nas consequências da escolha possa levar a menos opções.

Independente de como lidar com isso, acho muito importante ter conhecimento desse problema que pode acometer todo candidato a se tornar FIRE.

Neste sentido praticar o minimalismo acaba nos ajudando a treinar a mente como lidar com excesso de coisas e, fazendo uso da mesma estratégia, estou aprendendo a gerenciar as inúmeras possibilidades que aparecem em uma vida FIRE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho