Investidor, Especulador, Jogador, Torcedor e os perfis na bolsa…

Pessoal, mais um ótimo texto para apreciarmos.
Meu amigo Flávio usou uma analogia muito interessante em um de seus comentários, que transcrevo logo abaixo:
“Não sou investidor. Sou camelô. Compro por um preço, coloco na prateleira, espero o cliente passar e vendo mais caro (margem). Se o mercado estiver ruim, dou desconto. É um comércio como outro qualquer. E espero que os compradores fiquem felizes com o que comprarem de mim (satisfação pós-venda).”
Achei super franca sua descrição de como encara o mercado. Ele sabe exatamente o que está fazendo.
Alguns compram ações do camelô para consumo próprio. Compram e tomam posse. Adicionam ao seu patrimônio. Esses são os Investidores.
Outros compram ações do camelô para revenda. Ficam somente o tempo necessário para negociá-las novamente, na intenção de auferir lucro nesta transação. São negociantes assim como o camelô. Esses são os Especuladores.
Outros ainda, compram ações do camelô para arriscar a sorte. Passam em frente à sua banca de ações e fazem uma fezinha. Esses são os Jogadores.
Outros também, compram ações do camelô porque acharam interessante e querem fazer parte da festa. Compram, levam pra casa, e ficam assistindo o jogo… Esses são os Torcedores.
Outros compram ações do camelô por puro impulso. Passam em frente à sua banca de ações, acham bonitinhas, e levam pra casa. Depois não sabem bem o que fazer com elas. Acontece muito com roupas, sapatos… Esses são os Incautos (ia usar outro adjetivo, mas achei melhor deixar por isso mesmo).
E você? Quem é? Investidor, Especulador, Jogador, Torcedor ou Incauto. Seja honesto! Não minta para você mesmo…
29 de janeiro, 2009 às 11:36
Fonte:http://blogs.advfn.com/artigos/investimentos/investidor-especulador-jogador-torcedor-e-os-perfis-na-bolsa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho