Imóvel como opção de investimentos: conheça vantagens e desvantagens

http://www.francescjosep.net/wp-content/uploads/2007/09/ados_casahu.gif
"A novela eu não perco."

Segurança, sustento, status... Essas são apenas algumas das razões que colocam o investimento em imóveis entre os mais tradicionais no Brasil e no mundo.
Entre os brasileiros, a tão sonhada casa própria virou forma de investimento durante muito tempo por conta da alta inflação, que tornava o retorno dos imóveis superior às perdas inflacionárias.
Atualmente, por conta do déficit habitacional no Brasil, a demanda por locação atrai cada vez mais investidores em busca de uma aplicação conservadora, segura e com possibilidade de valorização ao longo do tempo.
Como todo investimento, tem seus prós...
Investir em imóveis tem suas vantagens em relação a outros tipos de investimento, como o risco bem menor frente aos demais. Além disso, a facilidade na obtenção de crédito, prazos mais longos e juros menores têm impulsionado o crescimento do setor imobiliário no País.
Além da segurança e da renda estável proporcionada pelo aluguel de imóveis, o maior potencial de ganho nessa modalidade de investimento está na valorização que a propriedade deve sofrer ao longo dos anos, especialmente em áreas de forte crescimento econômico.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQxQb7VQ5GVwt9dwAcmRW38Zb_DMmWqP99b25YmXxwAVXe3XoF49taJfLJK
... e contras
Apesar de ser considerado um investimento seguro, como em qualquer outra aplicação financeira, investir em imóveis também tem seus riscos. Uma característica do mercado imobiliário é sua baixa liquidez, ou seja, a dificuldade em sair do investimento: de transformá-lo em dinheiro (vendê-lo).
Além disso, existe o risco de inadimplência no caso do aluguel, de má conservação do imóvel, por parte do inquilino e o risco de não conseguir alugar o imóvel por algum tempo e ter de arcar sozinho com todas as despesas.
Outro fator a ser considerado é o custo de manutenção, principalmente no caso de imóveis mais antigos, que reflete no valor do próprio imóvel, que tende a ser mais baixo. Os altos custos de manutenção dos imóveis mais antigos implicam na chamada depreciação do valor do imóvel, isto é, na redução do preço de venda.
Comentário:
Conheço pessoas que ganharam muito dinheiro com imóvel nos últimos 2 anos. Também conheço pessoas que vivem de aluguel. Quando falo que prefiro investir em ações, no mercado financeiro, geralmente eles me reprovam, pois são bem sucedidas nesta modalidade de investimento.
É verdade que os imóveis podem ser ótimo um tipo de investimento, principalmente porque o Brasil vive uma carência ainda muito grande por moradias e isso vai manter o mercado aquecido por ainda um bom tempo. Mas já consigo ver um pouco de saturação nos preços em grande cidades como São Paulo, Brasilia e Rio de Janeiro. Daqui para frente é bom pensar bastante antes de investir neste tipo de modalidade, pois os preços estão ficando caros demais para a maior parte da população, mesmo com financiamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho