Por Quê Analisar Gráficos?


Após discutir sobre o motivo de analisar fundamentos, decidi agora criar um novo post, desta vez focando na importância de analisar gráficos de preço.
Então, vamos começar do começo…
O que quer dizer e de onde surgiu o gráfico?*
Gráfico vem da palavra graphikós.
Primeiramente, o graphikós foi criado por Descartes para desenhar um raciocínio (uma função).
Descartes, quando estava atirando bolas de canhão (em guerra), começou a observar o movimento das bolas, e começou a raciocinar para tentar matematizar o movimento, e assim acertar o máximo possível.
Então ele escreveu o “Decours de la methóde” (erradamente traduzido como “discurso sobre o método”)
“Decours de la methóde” = Discurso sobre o RACIOCÍNIO
E, sobre o raciocínio matemático, sobre a função matemática que faria ele acertar a mira das bolas de canhão, ele descobriu como desenhar a trajetória em um “Plano Cartesiano”, e aí surgiu o Gráfico, que nada mais é que um novo jeito de avaliar as curvas existentes na natureza!
Hoje conhecemos as 5 funções que podem compor um grafico:
Seno — cosseno — polinômio — logaritmo — exponencial
Gráfico em estatística tbm serve para ter um novo meio de enchergar os números, facilitando a avaliação rápida de uma série de números.
Na estatística os graficos são amplamente utilizados, cada um com suas particularidades que facilitam a avaliação de algum ponto especifico.

Sim mas para que serve o gráfico?

O Gráfico é um instrumento que possibilita transmitir muitas vezes o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples.
Gráficos são resumos visuais para expressão de estatísticas simplificadas, facilitando a compreensão.
Bem, tendo definido gráfico, podemos voltar trazê-lo para nosso intuito.
Assim como Descarte queria entender e acertar mais nas suas bolas, nós, investidores também queremos entender e acertar em nossos trades. Aproveitando a idéia da Estatística, usamos os gráficos exatamente para resumir váriaveis complexas em um simples artefato. Que váriáveis são essas? Tudo referente à psique dos investidores, Depressão, Euforia, Preocupação, Medo, Animação, Cautela, Exposição, dentre outros sentimentos que são impossíveis de analisar individualmente, por isso, analisamos o gráfico, pois é mais fácil controlar uma multidão do que um só homem (**). Dentre os vários tipos de gráficos disponíveis, os mais usados são: Gráfico de Linhas, de Barras, e o já famoso CandleStick. Dentre estes o que melhor representa nossas váriaveis de interesse é o CandleStick.

O Candlestick foi criado por traders no Japão, que negociavam arros na Bolsa de Arroz de Dojima. Através de uma plotagem singular dos dados do pregão, eles conseguiam entender o que se passava na cabeça dos investidores durante aquele dia e assim podiam montar suas estratégias baseado nisto, um grande estudioso de sucesso foi Munehisa Homma, que desenvolveu teorias, guardava registros detalhados sobre condições de clima, negociações realizadas e preços do arroz. Para entender melhor a psicologia dos investidores analisou todos os trades, até mesmo os realizados no jardim de Yodaya.
Munehisa acumulou grandes fortunas, dominando a bolsa de Dojima. Diante de tanto conhecimento, recebeu o título de Samurai. Através dessas teorias evoluíram as técnicas de candlestick.(***)
Mas analisar o humor dos investidores em apenas um dia, ou num curto espaço de tempo não é suficiente para o sucesso. Temos que ver como a massa se comporta ao longo do tempo, então é aí que entra as ferramentas de análise gráfica, por exemplo: Linhas de Tendência, que mostra como a massa está ao longo de um período, se está disposta a pagar cada vez mais caro, ou a vender cada vez mais barato, e com que intensidade, quanto mais inclinada as linhas, mais eufórica está a massa, ou mais deprimida, até que  amassa “se toca” e volta a agir ‘racionalmente’ por um período, usamos também as  memórias de preço, identificando suportes e resistência, que nada mais são valores pelo qual os especuladores consideram ser bons para comprar ou vender. Existe várias outras ferramentas úteis para isto que não vou focar aqui, que não é o intuito, como congestões, fibonacci, etc. etc.
Estas ferramentas são simples, efetivas e ignoradas por nós, seres humanos, que adoramos complicar as coisas. Quer um exemplo? A análise técnica, esta nada mais é uma forma de atrapalhar nossa decisão, por exemplo, todo mundo sabe quão simples é traçar uma linha de tendência, una os fundos(topos) mais expressivos e trace a reta, então para que utilizar uma porrada de cálculos, indicadores com fórmulas mirabolantes para mostrar o óbvio? Para que servem os rastreadores de tendência como Médias Móveis, MACD, etc etc? É só traçar sua linha e pronto, antigamente quando não existiam computadores os analistas só precisavam de uma régua e dois pontos, sua linha tava formada e a tendência do mercado rastreada. E o melhor, de forma eficiente! Então cuidado aí nessas complicações. Lembre do que foi dito acima: “Gráficos são resumos visuais para expressão de estatísticas  simplificadas, facilitando a compreensão.
Mas voltando aos gráficos…
Existe a máxima que diz que: “O preço desconta tudo”, bem está quase que certa, o preço desconta tudo, emoções, opiniões, notícias, eventos rotineiros, divulgação de resultados, balanços, etc. Porém só não desconta uma coisa, o valor (**) e digo mais! Também não desconta a qualidade da empresa. Por isso temos que ter sempre em mente se o preço que está sendo pago, representa o valor real e se a empresa vale a pena, seja pra especular como para investir, como saber isso? Utilizando a análise fundamentalista já abordada no outro post.
Resumindo, sabendo analisar o valor (O Que Comprar?) , sabendo analisar o preço (Quando comprar), falta apenas uma atitude, a mais importante de toda, a estratégia! A qual será abordada num tópico futuro

21 de September, 2009 às 07:30
Fonte: http://blogs.advfn.com/artigos/analise-tecnica/por-que-analisar-graficos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho