A Coragem de ser você mesmo

Tenho cada vez mais visto livros, palestras e até cursos sobre coragem. Lembro que estava em uma livraria e vi um título bem curioso… “A coragem de ser você mesmo”. Olha só que interessante, para você ser você precisa de coragem. 

O que nos leva a concluir que se não somos corajosos, vivemos algo que está entre nós e a nossa covardia de assumir quem somos, ou seja, a coragem é um ingrediente fundamental para o autoconhecimento.

Certa vez estava almoçando com uma amiga, conversávamos sobre sua vida pessoal. (Ela não estava muito feliz)  Comecei a fazer perguntas para levá-la a repensar a própria vida. Minha amiga me pediu que não fizesse aquelas perguntas porque se ela realmente tivesse que pensar sobre sua vida, teria que mudar e não tinha coragem para fazer isso.

Parece uma atitude covarde, mas compreendo que nossas vidas não são apenas da gente. Ela também pertence aos nossos familiares e pessoas que queremos bem. Desta forma assumir determinadas atitudes pode decepcionar, ou até, indiretamente prejudicar essas pessoas.   

Nós somos aquilo que pensamos mais as circunstâncias que estamos inseridos.

Coragem e Risco

Existe um preço a ser pago para quem tem a coragem de correr riscos por um determinado objetivo. A verdade é que não são todas as pessoas que estão dispostas a correr o risco de assumir quem realmente é.

Há quem se coloca em perigo sem preparo e tentam enfrentar os desafios com o que chamamos de “cara e coragem”. Esses pessoas podemos chamar de imprudentes, não de corajosos. Como afirma o professor Cortella, coragem é a combinação de preparo e ação. Tendo a oportunidade de fazer, fara com preparo e prudência.   

Coragem é a única virtude que você não pode fingir – Nassin Taleb

Essa frase de Taleb é incrivelmente verdadeira porque no momento em que é necessário mostrar coragem não é possível fingir essa virtude. 

É o momento que separamos os homens dos meninos. Escuto com frequência algumas pessoas dizerem que desejam iniciar nos investimentos, porém tem medo de perder dinheiro. 

O medo é um mecanismo de defesa muito importante, porém o medo que paralisa é o sintoma do despreparo.  

Para ser sincero o risco é um ingrediente indispensável, no entanto é o preparo que fará alguém vitorioso ou não. As vezes a sorte pode até ajudar, mas sem preparo será difícil manter a conquista.

De um modo geral temos a covardia e o medo como substitutos para a coragem, ambos nos impedem de sermos nós mesmos. A grande pergunta que fica é… se você não tem coragem de ser você mesmo, então quem é você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho