O pescador e o banqueiro

Eu li esta história em um site Americano sobre finanças. Não sei realmente se existiu, mas pelo que pesquisei originalmente é uma história publicada por um escritor alemão, Heinrich Böll, in 1963.

Sempre quando me lembro desta parábola paro para pensar e tento ver ao redor como as pessoas levam suas vidas. É uma verdadeira lição sobre ambição e simplicidade.

O pescador e o banqueiro

Um banqueiro norte americano estava de férias em um balneário, no México, em um píer apreciando a paisagem quando um pescador mexicano se aproximou. No barco existia uma pequena quantidade de lindos peixes.

O banqueiro deu os parabéns ao pescador pelo resultado da pescaria e perguntou quanto tempo ele demorou para pegar aqueles peixes.

O pescador respondeu: – Somente algumas poucas horas.

E por que não fica no mar mais tempo para pescar mais peixes? Questionou o americano.

Respondeu que já tinha o suficiente para sustentar a sua família.

O banqueiro americano ( meio impaciente) perguntou: O que você faz com o resto do tempo?

Durmo a tarde, brinco com meus filhos, ajudo minha esposa, ando por toda a vila a noite onde tomo vinho e toco violão com meus amigos. Tenho uma vida plena e ocupada.

O Americano deu uma pequena risada: – Eu fiz MBA em Harvad e posso ajuda-lo. Deixa eu de falar algumas coisas:  ” Você deve passar mais tempo trabalhando e com os lucros, comprar um barco maior, e com o lucro do barco maior, você pode comprar outros barcos. Em pouco tempo terá uma frota de barcos de pesca. 

Em vez de vender para intermediários poderá vender direto para o cliente final, abrindo sua própria fábrica de pescados. Você controlaria o produto, a distribuição e o processamento. Você deveria se mudar para a capital ou até mesmo para os EUA,  onde administraria seu negócio em expansão.

O pescador perguntou: Mas quanto tempo isso vai demorar?

O banqueiro respondeu: – De quinze a vinte anos.

 Mas e depois?  Questionou o pescador.

O Americano riu e disse: Ai vem a melhor parte:  – Quando for a hora certa você anuncia uma IPO ( Oferta pública de abertura  da empresa na bolsa de valores)  e vende todas as ações para o público e assim ficará milionário.

E depois?

O Americano respondeu:  –  Poderá mudar para uma pequena vila de pescadores onde poderá dormir até tarde, pescar um pouco, brincar com os filhos, ajudar a esposa, passear a noite pela vila, beber vinho e tocar violão com seus amigos!

O que aprendi com essa parábola

A mais óbvia é uma crítica à ambição por ambição contra a opção de viver de forma simples. Parece que é pecado optar por ganhar menos, por trabalhar menos ou não ter a ambição de possuir milhões.

As vezes o simples, o básico pode trazer exatamente os principais ingredientes para uma vida feliz, desde que tenhamos conhecimento do que é suficiente para nós. Como diz Mujica, “pobre é aquele que não sabe o que é o suficiente.”

E essa história leva ao questionamento principal… Por que? Será que vale a pena um trabalho estressante para ganhar mais? Se sua renda já é suficiente para cobrir suas despesas porque seguir com algo que não gosta, toma seu tempo com a família e amigos e ainda prejudica sua saúde.

Um outro questionamento que pode ser feito é que querer mais dinheiro como único propósito não vai nos trazer mais felicidade. Muitas vezes ficamos cegos e enxergamos apenas os números, mas depois de termos nossas necessidades básicas atendidas adicionar mais dinheiro não trará mais felicidade.

Minha crítica ao pescador

O pescador fala que tem o suficiente para atender as necessidades de sua família. Isso é igual a estar a um contra cheque da falência. O que aconteceria se houvesse falta de peixes na região, se o barco quebrar ou até perde-lo em uma tempestade? O que aconteceria se ele morresse. Como ficaria sua família?

Ter o suficiente é bom, mas é importante ter um pouco mais. A famosa gordurinha para queimar em tempos de vacas magras. Como costumo dizer, coisas ruins acontecem com pessoas boas. Temos que estar preparados para isso.

Acredito que a melhor forma seria ter o suficiente e um pouco mais para compor sua poupança, assim poderá alcançar a independência financeira sem a necessidade de morrer de trabalhar sem aproveitar a vida.

Com a independência financeira pescar passa a ser apenas mais um hobby.

Imagem por pixel2013 – pixabay 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho