Então levanta e anda

Essa frase do título do post, recentemente famosa pela música do cantor Emicida, na verdade é uma passagem bíblica (João 5:8) em que Jesus Cristo cura um homem paralítico com a ordem, levanta e anda.

O interessante dessa frase, tirando os conceitos religiosos que não discutiremos, é a chamada para a ação. É o tipo de frase de batalha, de revolta, de tomada de ação para uma virada, uma reviravolta, uma revolução.

Derrubar a ponte

Lembro que eu tinha uma insatisfação que não cabia dentro de mim, eu sofria todos os dias pela manhã para levantar e ir trabalhar, não que eu tivesse um emprego ruim, mas aquilo não me satisfazia em termos de valores pessoais e propósito.

Mas só foi diante de um acontecimento, em que por engano, recebi um e-mail onde estava sendo citado com muito desdém e falta de respeito por um cliente, que decidi, com toda força da minha alma, nunca mais passar por aquilo.

Foi naquele dia que derrubei as pontes, não tinha mais volta. O caminho para independência financeira passou a ser apenas a uma questão de quando, pois independente do que acontecesse eu chegaria ao meu objetivo. Foi a minha fúria, esta minha revolta que me tornou FIRE em apenas sete anos.

Já ouvi falar que as pessoas fazem transformação na vida por apenas dois caminhos, ou pelo amor ou pela dor. No meu caso foi a dor e sou muito grato por ter recebido aquele e-mail.

A revolta necessária para a mudança

Muito se fala de poupar, investir com qualidade e uma vida minimalista para a independência financeira, no entanto, acho que o principal ingrediente de uma vida FIRE é a revolta, a insatisfação que leva a ação de rompimento com o modelo de nossa cultura de consumo e vida em sociedade.

Essa é uma característica que vi em muitas pessoas que estão na caminhada pela independência financeira que conheço.

Neste sentido, se você está buscando conhecimento sobre investimentos e renda passiva, entenda a insatisfação como um grande combustível para a mudança.

Assim como na passagem bíblica, é a ação que desencadeia o milagre e não o contrário. Sentir aquela rebeldia que nos faz ferver o sangue é o que proporciona sair da inércia e arregaçar as mangas, partir pra luta e, de forma decidida, romper com o modelo.

E você, comenta aqui. Qual foi o seu divisor de águas para uma mudança radical na sua vida?

imagem por ella_87 – pixabay

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho