Quanto te custa ser financeiramente feliz?

É muito comum falarmos de renda, da quanto dinheiro que precisamos para ser FIRE ou estratégias que possam fazer o dinheiro render de forma à garantir a vida após independência financeira. No entanto, muita gente se esquece do que considero o principal questionamento, que é exatamente quanto custa financeiramente manter uma vida satisfatória.

Quanto te custa ser financeiramente feliz?

Essa pergunta não é tão simples como qual é sua despesa mensal ou quanto dinheiro você precisa para ser FIRE? Ela é até mais simples em termos técnicos, no entanto, exige um conhecimento e análise pessoal que acaba se tornando muito mais difícil.

Em termos financeiros, podemos dizer que nossa despesa é X e se acumularmos determinada quantia já teremos nosso número, antes disso, precisamos analisar se a vida atual nos proporciona felicidade genuína, afinal de contas, de nada adianta fazer cálculos sobre um estilo de vida que nos entristece.

O que quero dizer é que se nosso estilo de vida atual não nos satisfaz, não será feliz com ele quando atingir a independência financeira. Seria o mesmo que pessoas acima do peso fazendo dietas super restritivas e malucas, comendo apenas sopa, proteína, shakes, ou qualquer dieta da modinha que sempre aparece por aí. Ela até pode conseguir atingir seu objetivo final de emagrecer, e se for uma pessoa muito esforçada, pode até conseguir manter a tal dieta, mas não será feliz.

Neste sentido do que adianta chegar ao seu objetivo se isso não lhe proporciona felicidade?

O minimalismo e simplicidade como aliados

Sabemos que um estilo de vida simples proporciona o benefício da menor necessidade de acumular recursos financeiros. No entanto é o estabelecimento consciente de um estilo de vida em que você dependa menos de dinheiro e, mesmo assim, tenha satisfação e felicidade com seu estilo de vida. Neste caso deve eliminar a dor de não usufruir ou participar de determinadas coisas comumente supervalorizadas por nossa sociedade e cultura.

Se por acaso, sua estratégia de trabalhar, poupar, investir e viver sua vida está trazendo sofrimento hoje, é bem provável que você não sabe quanto lhe custa ser financeiramente feliz e não tem plano que se sustente a longo prazo com pessoas infelizes. Pense nisso!

Imagem por Free-photos – Pixabay


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho