Planeje sua vida financeira

Penso que a maioria das pessoas dão grande valor ao seu trabalho e profissão. As pessoas costumam dedicar a maior parte da vida para construir uma carreira, para ganhar dinheiro, no entanto, são poucas as pessoas que dedicam tempo para fazer o fruto de seu trabalho render, trabalhar para elas.

As empresas, de um modo geral são avaliadas por seus resultados financeiros, ou seja, depois de um período de faturamento, descontado todas os custos, despesas e impostos, qual é o lucro líquido que ficou para os sócios? Lembrando que uma empresa não pode ter qualquer lucro, precisa ser um número que supere, no mínimo a renda fixa, em outras palavras, quanto dinheiro vai para o bolso do empreendedor é o que importa.

Fazendo a mesma analogia para nossos empregos e carreiras, são pouquíssimas as pessoas que conseguem gerar algum resultado satisfatório no final do mês, após descontar custos, despesas e impostos. Quase ninguém percebe isso, mas se você após um mês de trabalho tiver a conta zerada, isso significa que não está gerando nenhum valor financeiro para sua vida, se fosse uma empresa, não teria motivo de existir.

Empresas só servem para dar lucro, assim como também nosso trabalho tem o dever de nos gerar renda. Caso use todo seu salário para custear seu padrão de vida, está se tornando um escravo de contas. É importante ter em mente que, conforme o Gustavo Cerbasi fala:

“O trabalho dignifica o homem, mas uma vida financeiramente planejada dignifica o trabalho”.

Não adianta se matar de trabalhar e construir uma carreira de sucesso se não planeja uma vida financeira saudável gerando riqueza e tranquilidade para sua família, e principalmente, para seu futuro.

Neste sentido qual é o retorno financeiro que obtêm com seu trabalho? Aquilo que empresas chamam de lucro, também é presente em sua vida? Se você fosse uma empresa, estaria em fase de crescimento, estagnação ou caminhando para a falência?

Muitos irão dizer que é muito frio nos comparar com CNPJ, com empresas, mas é isso que os números são, frios, eles não refletem nossos sentimentos, independente de estarem positivos ou não, no final, se você não cuidar dos números, vai perecer.

Precisamos entender que propósito e significado de uma carreira são muito importantes, mas sem os números positivos eles não passam de hipocrisia, palavras vazias diante de uma realidade dura e cheia de necessidade e frustração.

Por isso, para honrar seu trabalho e esforço, muitas vezes, a custa de renunciar o convívio com a família e a própria saúde, planeje sua vida financeira.

Leia mais sobre planejamento financeiro neste post.

Imagem por –  – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho