Porque é difícil creditar viver de renda?

Um dos maiores pontos de inflexão para a independência financeira é acreditar que é possível viver de renda. Eu não sei porque, mas um conceito simples, como o do juros compostos não entra na cabeça das pessoas, mesmo aquelas muito inteligentes.

Uma vez estava viajando pela Chapada das Mesas e conversando com uma amiga que tinha ótimo salário, disse que ela poderia em poucos anos, se poupasse e investisse, viver de renda, sem a necessidade de trabalhar por dinheiro para o resto da vida.

Engraçado como ela via aquilo como impossível, mas como isso pode ser possível? Então porque seus colegas, também da área da saúde não faziam isso e porque era aquela a primeira vez que ouvia sobre independência financeira?

Renda Passiva não é matéria de escola

O combustível da IF é a renda passiva, e infelizmente, nunca escutamos em casa nossos pais dizerem: – filho, não me peça dinheiro, vá criar sua renda passiva, na verdade nem nossos pais sabem o que é isso. Por outro lado a escola também não faz esse trabalho, apesar de aprendermos conceitos matemáticos como juros simples e composto, não nos é colocado a aplicação prática de como usar isso em nossas vidas.

Neste sentido, toda nossa sociedade é totalmente leiga com relação a construção de riqueza a longo prazo pela criação de um programa de renda passiva. É exatamente este um grande ponto de inflexão, quando conseguimos perceber que isso é possível acontece o momento “eureca”. Aquele instante de descoberta que muda por completo nossas vidas.

As vezes esse conceito vai sendo introduzido aos poucos em nossas vidas, com outras pessoas ele é simplesmente apresentado por um livro, evento ou amigo. Vejo que o livro Pai Rico Pai Pobre, fez e continua fazendo muita gente passar por esse momento.

Comigo isso aconteceu aos poucos, eu sempre fui um poupador, mas não tinha na mente que poderia viver de renda se utilizasse os juros compostos a meu favor. Eu apenas queria acumular patrimônio suficiente para me considerar rico. Parece que isso é suficiente, mas não é, pois até aquele momento, os juros não passavam de um subproduto recebido por guardar dinheiro. Ao contrário disso, quando se investe, os juros passam a ser a razão da existência daquele patrimônio. Compreende a diferença?

Imagem por – Alexas Photos – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho